Uma vez por semana, é recomendado calibrar os pneus. Você sempre tem certeza da pressão ideal ou sempre fica uma dúvida no ar? Alguns motoristas consideram que o número é sempre o mesmo, independentemente do peso do veículo. Mas para que você não cometa esse erro, fique sabendo que há, sim, diferença na pressão do pneu de acordo com a quantidade de carga.

        Essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário, elaborado pelo fabricante do veículo. Normalmente, há a recomendação da pressão que deve ser colocada no momento da calibragem quando o veículo está vazio (com até duas pessoas) e quando o veículo está com carga(mais de dois ocupantes). Além disso, em alguns veículos, há ainda diferença entre a pressão dos pneus dianteiros e a pressão dos traseiros.

        Consultamos o manual de um veículo popular 1.0, onde é indicado calibrar os quatro pneus em 30 Psi quando o veículo está vazio. Já quando o veículo está com carga, ou seja, com mais de duas pessoas, o recomendado é calibrar 33 Psi nos pneus dianteiros e 35 Psi nos pneus traseiros.

        Manter os pneus calibrados na pressão correta é fundamental para garantir a estabilidade do veículo e, consequentemente, a sua segurança. Pneus descalibrados podem perder a aderência com o solo e ainda aumentar a distância percorrida nas frenagens bruscas. Além disso, há maior perigo de aquaplanagem em pista molhada.

        “Pneu com calibragem baixa faz com que o carro faça mais “força” para andar. Ou seja, você precisará pisar mais no acelerador, consumindo mais combustível”.

        E não é só isso, calibragem acima do recomendado também desgasta o pneu.

        “O pneu tem responsabilidade na absorção de impacto. Quando ele está inflado acima do recomendado, pode fazer com que peças como coxim, molas, amortecedores e outras relacionadas se desgastem com maior antecedência. Trocar peças do carro antes do tempo custa caro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *