Se você é daqueles que espera o final de semana para pegar a estrada e ir descansar com a família em um lugar mais calmo, fique atento as condições do reboque que está acoplado em seu veículo. Já falamos em outro post sobre regras e bom uso das carretinhas, hoje vamos falar das instalações elétricas para reboque.
Muitas pessoas questionam porque o sistema de instalações elétricas do seu reboque para barcos devem ser removíveis, isso acontece em razão da necessidade de imersão do barco na água para descarregar o barco.
Partindo para o cotidiano, onde os reboques são usados para carregar bicicletas e outras coisas que não caibam dentro do veículo, é importante sabermos que os reboques devem atender as normas da NBR 7332. Todas as conexões devem ser do tipo automotiva e isolada de curto-circuito. Outra questão importante é protegermos os cabos elétricos através de um eletroduto ou chicote afim de evitar problemas de incêndio.
Na imagem abaixo podemos conhecer cada pino do conector elétrico do veículo para reboque.
O chicote elétrico é feito com uma tomada macho na dianteira do reboque e uma tomada fêmea para a traseira do veículo rebocador. Todos os pinos devem estar ligados como mostra a imagem, caso contrário é bem provável que ocorra um curto-circuito. Muita atenção para seguir uma viagem tranquila, reveja as instalações elétricas do seu reboque.